24 de setembro de 2016

O dedo na ferida

O que é que o presidente filipino tem a dizer à União Europeia? “Vão-se f****”

Além dos impropérios, o presidente filipino levantou ainda o dedo do meio em direção à União Europeia. Duterte insultou a UE por esta ter pedido que acabasse a caça aos traficantes nas Filipinas.
Duterte discursa contra a UE: o dedo não deixa dúvidas

 Rodrigo Duterte, Presidente das Filipinas, criticou a União Europeia durante um discurso em que chegou mesmo a dizer “Vão-se f****”, um impropério dirigido à instituição que pediu que fosse travada a caça aos traficantes e toxicodependentes das Filipinas.


“Eu li a condenação da União Europeia contra mim. Eu vou dizer-lhes ‘Vão-se f****”, afirmou Duterte na passada terça-feira, durante um comício do governo. No discurso, o diplomata levantou também o dedo do meio, num gesto dirigido à UE.
O impropério foi dito duas durante o discurso, informa a TIME.
Embora o discurso seja feito em Tagalog — o dialeto das Filipinas –, no vídeo abaixo as palavras “Fuck you” são proferidas em inglês. Ao minuto 2,10 pode ver-se o momento em que o Presidente profere o impropério e em que levanta o dedo.


Semanas antes, Duterte dirigiu um outro insulto a Obama: “Putang ina”. Uma expressão no dialeto Tagalog que pode ser traduzido por “filho da mãe” ou “filho de uma prostituta”.
O Presidente filipino venceu as eleições em junho deste ano, tendo como uma das promessas acabar com os problemas relacionados com droga durante os primeiros seis meses de mandato. Para isso pediu aos populares e polícias que matassem todos os indivíduos que, de alguma forma, estivessem envolvidos com droga.
Cerca de 3.500 alegados traficantes e toxicodependentes morreram desde que Duterte subiu ao poder – à volta de 1.500 em operações policiais e os restantes vítimas de grupos de cidadãos que tomaram a justiça nas suas mãos. Cerca 715 mil traficantes e viciados entregaram-se às autoridades e o fornecimento de estupefacientes desceu 90%.

Sem comentários: