27 de agosto de 2016

Mais do mesmo / intolerância religiosa / criminalidade / imigração / Europa

Angelique Sloss, uma jovem francesa de 21 anos, foi espancada por um grupo de raparigas muçulmanas, na semana passada, quando estava a apanhar sol, em biquíni, com umas amigas, num local público. Antes do ataque, uma das agressoras terá, alegadamente, gritado e ofendido a vítima por estar a fazer algo “imoral”.
O ataque à jovem que estava a usar um biquíni num parque público, em França, está a gerar uma campanha de solidariedade na Internet. Os apoiantes estão a tirar fotos em fato de banho, na rua, e a publicá-las nas redes sociais.
A história gerou mesmo uma onda de protestos em França, levando muitos apoiantes a juntarem-se em fato de banho no parque, na cidade de Reims, este domingo, apesar do tempo frio e do vento.
Para além disto, a campanha foi estendida às redes sociais, com muitos utilizadoras a publicar fotos no Twitter, usando biquínis em locais públicos. Grande parte das apoiantes estão também a acompanhar as publicações com a hashtag “JePorteMonMaillotAuParc” (que significa “eu uso o meu fato de banho no parque”), criada pela associação SOS Racisme, que já veio a público mostrar-se solidária com a causa.
A agressão foi conotada como um ataque aos direitos das mulheres e a liberdade.
Muitos utilizadores escreveram nas fotografias que “que todas as mulheres são livres de usar o que querem e ninguém pode decidir por elas” e que esta foi mais uma “opressão à liberdade”.

Sem comentários: