18 de novembro de 2015

O Damião,as origens e o Jorge Nuno!

Como se sabe, Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica, era um grande leão que usou, com orgulho, em Setembro de 1910, a mítica camisola Stromp pelo Sporting Clube de Portugal.

É com agrado que vemos que, apesar de sermos clubes rivais, o benfica tem o desportivismo de dar o nome de um grande leão ao seu próprio museu. É um acto bonito que deve ser aplaudido.

"27 de Agosto de 1910 e o Sporting Clube de Portugal desloca-se a Espanha a fim de defrontar o Recreativo de Huelva.

Não fora todavia o clube primeiramente convidado. Tal como um benfiquista afirmou, esse clube foi o CIF. Porém, o CIF rejeitou o convite, e rejeitando-o, sugeriu ao clube Espanhol que convidasse o Sporting Clube de Portugal. Assim foi e o Sporting pela voz do seu capitão João Bentes aceitou o honroso convite vindo de Espanha. Sob uma condição: levar reforços que o ajudassem a suprir algumas lacunas. De Espanha não houve objecção e desse modo lá partiram 11 Leões à conquista do país vizinho.

Quais Leões? O Sporting Clube de Portugal, lendários Francisco e António Stromp, capitão João Bentes, António Rosa Rodrigues, Augusto de Freitas e António Couto, reforçados por 1 jogador do Sport União Belenense - Francisco Bellas, e 4 do Benfica - Cosme Damião e mais 3. Repito, 11 dignos Leões em representação do Sporting, um Clube de Portugal.

Um dos Leões, nosso, naquele dia, fundador do SLB em 1908."

Na foto: Primeiro à direita de quem olha para a foto, fila do meio, Cosme Damião equipado com a mítica camisola Stromp.

O mito das origens de Sporting e Benfica


As raízes sociais dos fundadores dos dois clubes não são como as que se pensam.
Como sabemos, o Sporting Clube de Portugal é assim designado desde o dia 1-07-1906. Antes, ainda numa fase de desenvolvimento, o clube foi oficializado com o nome de Campo Grande Sporting Clube, no dia 14 de Abril. Passadas várias semanas, mais concretamente no dia 1-07-1906, o clube verde e branco foi designado com o nome que sempre teve até hoje.
O clube teve ambições nacionais e europeias desde muito cedo. Por isso, passado muito pouco tempo, fez alterações ao nome, de maneira a dar a ideia de querer servir o país. De qualquer forma, se tivesse intenções de dar uma maior antiguidade podia servir-se do Belas para isso. Mas à época quem é que estava a lembrar-se de quem era mais velho ou mais novo?
O desporto na época não era vivido com rivalidade, mas sim com desportivismo. Ninguém no Sporting, à época, tinha telhados de vidro, como outros tiveram logo à nascença. Por isso, não havia razão nenhuma para deturpar datas de nascimento da parte do Sporting.
Agora passemos ao título da crónica: de facto, o Sporting foi fundado por um Visconde. Mas qual seria a intenção dele? Seria fazer um clube de Viscondes? Nada mais injusto. Nos estatutos do Sporting da época percebem-se claramente as intenções: servir o país através da prática desportiva. Servir um povo. Mas um povo civilizado, o que é diferente.
Como já disse, a prática do desporto não era vista como uma rivalidade doentia. Muitas vezes o facto de o Sporting ter sido fundado por um Visconde serve de arma de arremesso, e às vezes até de gozo, por aqueles que pertencem ao outro povo.
Em relação ao Sport Lisboa e Benfica, sabe-se que o clube foi fundado em 13-09-1908, e não em 28-02-1904. O clube fundado em 28-02-1904 foi o Sport Lisboa, um clube de Belém. Nessas fundações estiveram envolvidos vários rapazes de algumas das melhores famílias do bairro de Belém, e antigos alunos da Casa Pia, criados e educados na instituição. Instituição financiada pelos Viscondes, Reis, etc. Reuniram-se então na farmácia Franco, da qual era proprietário o Conde do Restelo, para fundarem o Sport Lisboa.
Para quem não sabe, o Conde do Restelo foi um título criado por D. Luis I de Portugal por decreto de 16 de Fevereiro de 1877, a favor de Pedro Augusto Franco. Ou seja, o Conde era alguém com raizes monárquicas e aristocráticas. Como se pode constatar, só pelo nome, era um homem muito rico.
Mais tarde foi fundado o grupo Sport Benfica, em 1906. Entretanto o Sport Lisboa vivia algumas dificuldades depois de oito jogadores rumarem ao Sporting. As relações entre esses dois clubes, Sport Lisboa e o grupo Sport Benfica eram boas e alguns até eram sócios de ambos os clubes. Então deu-se a fusão em 13-09-1908, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica. Tempos antes, D. Carlos, rei de Portugal, é assassinado e ainda não se dera a fusão.
Vou transcrever um documento da época: "O Grupo Sport Benfica montou a sua primeira sede na cave da Vila Faria Leal, na Avenida Gomes Pereira, mercê da gentileza daquela família, mas a morte violenta de D. Carlos acabaria por pô-lo em bem mais nobres aposentos (...) dera-se, em 1 de Fevereiro de 1908, o regicídio, e o Partido Regenador Liberal (...) sumiu-se. Sucedia, porém, que alguns sócios do Centro Regenerador Liberal da Cruz da Pedra, que tinha a sua sede na Travessa do Visconde Sanches de Baena, eram já sócios do Grupo Sport Benfica. Fácil foi então numa simulada acta testamentária considerar por herdeiro o Grupo Sport Benfica, que logo se viu pomposamente instalado, com sala de bilhar e decente mobiliário".
Depois dá-se a fusão e o Conde do Restelo, riquíssimo como era, passa curiosamente a presidente do Conselho Fiscal, já quando o clube se chamava Sport Lisboa e Benfica.
Já quanto ao corrupto-mor do norte,esse realmente,nunca me enganou;)
pinta da costa guarda-redes de leão ao peito, no Sporting de Coimbrões,nao admira o estigma pelo maior SPORTING CLUBE PORTUGAL

Sem comentários: