18 de junho de 2012

"Acordar a vizinhança"

Inéditos de Álvaro de Campos são em prosa 


Foram descobertos e são lançados esta segunda-feira mais de 40 inéditos em prosa de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa.


A investigação sobre a obra de Fernando Pessoa não pára de revelar inéditos. É lançado esta segunda-feira um novo livro que dá a conhecer mais de 40 textos em prosa de Álvaro de Campos - um dos heterónimos de Pessoa. 30 anos depois da primeira publicação de "O Livro do Desassossego", a prosa de Álvaro de Campos mostra que Pessoa era afinal mais do que um poeta.

Jerónimo Pizarro, o colombiano responsável pela cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Universidade dos Andes em Bogotá explica que "historicamente sempre começamos por publicar o poeta e falamos de Fernando Pessoa sempre como poeta e não como escritor. Mas Pessoa escreveu muita prosa, talvez mais prosa do que poesia." Este investigador conclui que "nos heterónimos podemos ter um Alberto Caeiro que é mais poeta que prosador, mas temos um Álvaro de Campos que é prosador e poeta".

Engenheiro naval nascido em Tavira, Álvaro de Campos é o heterónimo do qual são conhecidos textos em verso como a "Ode Triunfal" ou "Tabacaria" e alguns textos em prosa publicada há muitos anos e que agora são reeditados juntamente com os inéditos. Os inéditos mostram "uma prosa muito mais provocadora, mais extrovertida como o próprio Campos e muito mais chocante. É uma espécie de Bernardo Soares, mas mais para acordar a vizinhança, como dizia Álvaro de Campos" diz o coordenador da obra.

Jerónimo Pizarro, que trabalhou com os investigadores pessoanos António Cardiello e Jorge Uribe no livro "Prosa de Álvaro de Campos", explica que há dados curiosos nestes inéditos agora revelados. O coordenador desta edição diz que o engenheiro naval Álvaro de Campos nem sempre partilhava a opinião com  Pessoa, pelo menos sobre literatura. "O mais interessante é que não temos apenas mais uma vez Fernando Pessoa a falar sobre Shakespeare e Goethe. É a opinião de Álvaro de Campos com outra perspectiva e a discordar de Pessoa".

O livro de "Prosa de Álvaro de Campos" com a chancela de Ática, é apresentado esta segunda-feira pelo escritor Onésimo Teotónio de Almeida, às 18h30 na Fabrico Infinito em Lisboa.

rr.sapo.pt/

Sem comentários: